A gamificação na clínica médica pode trazer grandes benefícios para a sua gestão. Você já ouviu falar nessa metodologia?
Se você, como muitos outros gestores de uma clínica médica desejam aumentar a produtividade, reduzir a incidência de erros, a taxa de retrabalhos e garantir um desempenho maior para toda sua equipe, precisa conhecer a gamificação.
O que é gamificação na clínica médica?
A gamificação ou, no original em inglês, gamification, é um termo criado pelo programador Britânico Nick Pelling ainda em 2002. Para facilitar, trata-se de um conjunto de técnicas que aplica a lógica dos videogames nos mais diversos contextos. Os objetivos também variam, podendo promover mais engajamento, participação, comprometimento e desempenho de pessoas e equipes.
Pode parecer uma combinação bizarra, mas a lógica dos videogames retrata muito bem a forma como as pessoas funcionam! Em um videogame, os jogadores são incentivados a superar desafios em troca de recompensas. Essas recompensas podem ser:
- Passar de nível
- Obter equipamentos e itens poderosos
- Conseguir uma conquista rara
- Entre outros.
Na vida real, porém, essas conquistas não têm tanta relevância, não é mesmo? Mas, estamos sempre buscando nos superar para “desbloquearmos conquistas”, seja um salário maior, uma promoção, reconhecimento ou simplesmente ter sucesso em uma tarefa que nos é imposta. Isso não serve só no trabalho, mas também na vida pessoal. Basicamente, qualquer rotina que envolva um desafio e uma recompensa pode ser gamificada!
Como a gamificação funciona?
Conforme já explicado, funciona de forma bem próxima a um videogame. É criado um sistema de pontuação e recompensa, níveis de dificuldade e fases, além de feedbacks imediatos. Essas técnicas fazem com que o usuário se sinta instigado a continuar, a superar desafios e receber um “prêmio” no final, quando atinge seu objetivo.
Você provavelmente busca a gamificação na clínica médica para incentivar funcionários e aumentar seu desempenho, certo? Para isso, é preciso integrá-la ao sistema organizacional do negócio. Quer um exemplo?
Funcionários com menos faltas e atrasos podem ser recompensados. O mesmo vale para aqueles cujo atendimento é elogiado pelos pacientes. A ideia é gerar um senso de melhoria contínua, garantindo que o comportamento dos profissionais seja excelente em qualquer ocasião.
Com a gamificação em alta, muitas empresas (como Google e Apple) têm investido em aplicativos e dispositivos que utilizam a lógica dos games com foco em saúde e qualidade de vida. Esses aplicativos são ótimas opções para implementar a técnica em sua clínica, entretanto, se a verba reservada para esse investimento não é muita, é possível que a clínica crie seu próprio método para implementação.
Como aplicar a gamificação na clínica médica?
Bem, o primeiro passo é entender como a clínica funciona. Você precisa ter todos os processos devidamente mapeados. A gamificação na clínica médica não se aplica apenas aos médicos, mas a todos os funcionários. Portanto, será necessário desenhar todos os processos do empreendimento, identificar gargalos e trabalhar para combatê-los.
Em paralelo, é possível implantar uma metodologia gamificada, especialmente se você buscar uma consultoria especializada para te ajudar. Existem aplicativos que auxiliam nisso, mas o ideal é trabalhar com quem entende do assunto e pode te apoiar em caso de dúvidas e problemas.
Para esclarecer, a Ciclo Contabilidade não oferece qualquer serviço voltado à gamificação. Contudo, entendemos como a gestão de uma clínica médica pode ser complicada e cansativa. Portanto, oferecemos dicas aos nossos clientes e não clientes, de forma a facilitar sua rotina de trabalho.
Gostou da dica? Que tal procurar uma assessoria especializada em gamificação? Sua clínica médica e os pacientes só têm a ganhar!
O que você achou disso?
Clique nos ícones
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar este post!
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?