Como segregar honorários de advogados e receitas do escritório

A contabilidade para advogados possui muitos benefícios e atende uma gama de necessidades do escritório. Uma delas é a segregação de honorários e receitas, algo indispensável, mas que pode passar batido, especialmente quando a rotina dos advogados está cheia e não há conhecimento técnico a respeito da contabilidade.

Por um lado, está tudo bem. Advogados não precisam compreender os pormenores da sua contabilidade. Contudo, precisam entender o básico e, acima de tudo, saber que devem contar com o apoio de profissionais que compreendem as necessidades do empreendimento advocatício. Segregar honorários de advogados e receitas do escritório é apenas uma das muitas funções do contador que trabalha nesse meio.

O que acontece quando não há segregação de honorários de advogados e receitas do escritório?

Mesmo os menores erros podem levar a grandes dores de cabeça. Os custos relacionados a retrabalho são elevados, e quaisquer deslizes podem culminar em multas, tornando a gestão mais complicada. No que tange às questões tributárias, a falta da separação dos honorários e receitas traz a possibilidade do pagamento de impostos a maior, o que certamente trará desfalques para o caixa do empreendimento. Além disso, a Receita Federal e o Fisco dificilmente irão alertar você ou seus sócios, caso um imposto seja pago a maior.

Agora, há uma outra possibilidade um tanto sombria, que também está relacionada à falta de segregação dos honorários dos advogados e das receitas do escritório. Trata-se do pagamento incorreto de impostos, quando seu escritório paga menos que suas obrigações. Digamos que, por um acaso, isso aconteça… Pode ocorrer uma autuação pelos órgãos de fiscalização.Um dos principais pontos da contabilidade para advogados e escritórios de advocacia é a segregação de receitas de honorários e valores creditados a clientes. Afinal, qualquer erro pode gerar transtorno aos profissionais, custos elevados e até multas.

Como realizar a segregação de honorários e receitas?

O advogado precisa registrar toda movimentação financeira relacionada ao escritório. Além disso, as finanças pessoais devem ser separadas das profissionais. É bem fácil cair em armadilhas devido a “pequenas” despesas, que acabam sendo misturadas com as contas profissionais e levam a grandes problemas na hora de contabilizar tudo.

Ao registrar as movimentações financeiras, você consegue entender o que é receita e o que são honorários. Fica mais fácil compreender os valores e destinar os montantes a seus respectivos lugares.

O que mais a contabilidade para advogados pode fazer pelo seu escritório?

Além de lidar com a segregação de honorários e receitas, vale lembrar que a contabilidade para advogados compreende mais do que valores cobrados e movimentações consequentes de juízo. Qualquer escritório de advocacia que deseja trabalhar com total conformidade, equilíbrio e tranquilidade em sua gestão precisa ter o apoio de um contador experiente. Há impostos, custos variáveis e fixos, além das entradas de ações mais antigas, cujos valores podem levar a confusões. Todas essas informações devem ser levadas em consideração, precisam ser classificadas, lançadas e analisadas em demonstrações contábeis.

Contabilidade para advogados precisa ser à prova de falhas. Conte com a Ciclo Contabilidade e receba o apoio que seu empreendimento necessita.

O que você achou disso?

Clique nos ícones

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Confira estas publicações relacionadas!