Quando falamos em lucro de clínicas médicas, logo vem à cabeça aumentar o número de pacientes atendidos. Apesar de lógico, esse pensamento nem sempre é eficiente, pois uma agenda cheia não garante a sobrevivência do negócio. A redução de despesas é um fator muito importante dentro da eficiente gestão de clínicas médicas.
Infelizmente, o tema “gestão” não tem uma forte presença nas grades curriculares dos cursos na área da saúde. Mas a habilidade de gestão deve ser uma caraterística marcante nos profissionais que desejam ter o seu próprio consultório.
É necessária uma eficiente gestão de clínicas médicas, o que implica em conhecer e otimizar recursos e processos. Veja a seguir dicas de gestão valiosas para reduzir custos na clínica.
Dicas de gestão para redução de despesas em clínicas médicas
A gestão de clínicas médicas não é uma tarefa exatamente simples, pois é preciso muito cuidado para não perder a qualidade no atendimento. Mas é possível, sim, fazer um planejamento focado na economia, sem impactar a qualidade dos cuidados prestados.
Para isso, é fundamental que você tenha, regularmente, um tempo para conferir a contabilidade da sua clínica médica.
Identificar e classificar as despesas e receitas é indispensável para um bom controle financeiro.
Se, por exemplo, você não tem noção do quanto faturou no ano anterior, provavelmente vai encontrar dificuldade para gerir as estratégias da sua clínica para o ano seguinte.
Então você precisa saber quanto gasta, onde gasta e de onde vem esse dinheiro. Dominando a área financeira do seu negócio é possível tomar decisões mais assertivas para garantir a economia.
Veja a seguir 5 dicas de como reduzir custos na clínica:
Melhore o uso dos seus recursos e evite desperdício
Um estudo realizado no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo revelou que o maior desperdício na unidade ocorreu no uso de materiais.
Isso nos leva a pensar que essa é uma área que merece atenção em qualquer estabelecimento de saúde.
Ter controle do estoque e oferecer treinamento para disseminar boas práticas no atendimento e a correta aplicação dos materiais, são medidas importantes para evitar o desperdício.
Invista em automação da agenda e outros processos
O tempo dedicado às atividades operacionais também é uma forma de desperdício e deve ser repensado.
Em um mercado cada vez mais dinâmico, é fundamental estimular a produtividade dos funcionários.
Esse problema pode ser suprimido com a automação de processos, como agendamento online, por exemplo. O suporte tecnológico ajuda sua equipe, deixando-a livre para focar nas atividades que exigem técnica, análise e empatia.
Avalie os fornecedores periodicamente
Uma prática muito comum na gestão de clínicas médicas é ter longas parcerias com fornecedores. Mas é importante entender que nem sempre essas relações são vantajosas.
O ideal é reavaliar periodicamente os contratos com fornecedores. Uma rápida avaliação do mercado pode mostrar novas opções de tecnologia e produtos mais baratos e adequados para seu negócio.
Isso não significa, necessariamente, que você deva trocar de fornecedor. Às vezes, uma boa conversa de negociação já é o suficiente para reduzir custos na clínica, sem interferir na qualidade.
Melhore a gestão de pessoas
Neste quesito, a redução de despesas não está relacionada à quantidade de profissionais ou ao salário pago a eles. O foco é alocar cada um nas atividades adequadas, com bons protocolos e ferramentas.
As atividades desempenhadas pela sua equipe devem estar diretamente relacionadas com os objetivos de curto, médio e longo prazo, para então gerar valor ao negócio e aumentar o faturamento.
Isso implica em usar a tecnologia a seu favor para alocar melhor o tempo da sua equipe.
Redução de gastos de energia
A energia elétrica costuma representar uma parte importante do custo fixo nas clínicas médicas. Portanto, é fundamental investir em ações de conscientização para o uso adequado de todos os equipamentos.
Uma dica é orientar os funcionários para que desliguem aparelhos elétricos sempre que possível.
Esses pequenos hábitos conferem mais economia para clínicas médicas, contribuindo para aumentar o lucro e a competitividade do negócio.
A rotina dos profissionais da saúde é bem agitada e, muitas vezes, é difícil encontrar tempo, mas o controle financeiro é fundamental para redução de despesas e aumento dos lucros.Mesmo com a agenda lotada de agendamentos, o crescimento da sua clínica depende do quanto as despesas do seu negócio são bem administradas! Se você não tem tempo, recorra a nossa equipe! Somos especializados em gestão financeira.
O que você achou disso?
Clique nos ícones
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar este post!
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?