Durante uma pandemia, a crise financeira tende a atingir todo e qualquer tipo de empreendimento. Com um escritório de advocacia não é diferente. Por isso, é preciso garantir que o faturamento esteja em dia e que a saúde contábil como um todo se mantenha no azul. Do contrário, não irá demorar até os problemas começarem a aparecer.
Não são apenas os advogados tentando descobrir maneiras de reduzir custos e aumentar o faturamento. Todo empreendedor quer saber o segredo para melhorar as finanças e sobreviver a mais esta crise. Contudo, é preciso ter calma. Não existe receita de bolo para isso, mas algumas medidas podem colaborar bastante. Apenas será preciso ter um pouco de cuidado.
Redução de custos requer estratégia
Não dá para reduzir custos sem estratégia. Cortar algo aqui e ali pode gerar problemas ainda maiores, como problemas nos processos de trabalho e até mesmo gargalos na operação. O dia a dia do advogado já é bastante acelerado e complexo, não é uma boa ideia dificultar ainda mais as coisas.
Mesmo assim, existem alguns pontos que podem ser melhorados, como em qualquer empreendimento. Algumas ações envolvem a conscientização, o que barateia bastante as ações de redução de custos e consideram coisas bem simples, como reduzir o consumo de energia elétrica e água, por exemplo.
Assim como em qualquer empreendimento, o escritório de advocacia possui custos fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que, como o nome sugere, não mudam. Eles são fundamentais para que o empreendimento advocatício funcione, e incluem:
- Contas de energia e água;
- Internet e telefone;
- Aluguel;
- Materiais de Escritório.
Ou seja, ainda que estes valores possam variar, estamos falando de custos que sempre estarão presentes na gestão do escritório. Contas, por exemplo, não podem ser pagas com atraso, do contrário, você corre o risco de ter a interrupção de um serviço vital para o seu empreendimento advocatício.
Porém, há formas de economizar. Manter as luzes apagadas durante o dia (desde que haja uma boa iluminação solar), sempre apagar as luzes após deixar uma sala, garantir que as torneiras estão bem fechadas e não desperdiçar material de escritório são algumas medidas importantes e que devem fazer parte do dia a dia do advogado.
Reduzindo gastos excessivos
Se você trabalha por conta própria ou com um sócio, pode ser mais viável trabalhar em um coworking ou mesmo em casa, especialmente em um momento como o que vivemos, de pandemia. Sabemos, abrir um escritório é a realização de um sonho, mas adiá-lo pode ser necessário, principalmente se o objetivo for aliviar um pouco as finanças e garantir aquele fôlego necessário.
A digitalização dos documentos também deve entrar em pauta. Alguns escritórios trabalham com montanhas de papel, que demandam tempo e espaço para sua organização, e que dispõe de valores altos para sua manutenção. Vale a pena digitalizar parte do trabalho e garantir que o máximo possa ser visualizado, editado e realizado através de um computador. A economia de tempo e dinheiro é considerável nestes casos.
Contas de telefone e celular podem ser bem altas. Portanto, opte por aplicativos de mensagem para a comunicação mais ágil no dia a dia do escritório. O que tiver de ser formalizado pode ser enviado por e-mail.
No caso de reuniões, use aplicativos online. Existem várias alternativas, algumas de marcas consagradas no mundo da tecnologia, como Google e Microsoft, além de ingressantes neste mercado, com um alto potencial de tornar suas reuniões mais dinâmicas, fáceis de controlar e com custo praticamente nulo, já que os apps são gratuitos.
Conte com uma contabilidade que entende suas necessidades!
Reduzir os gastos de um escritório de advocacia não é fácil, mas com a ajuda certa, é possível! Uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia pode fazer maravilhas pelo seu empreendimento. O contador com experiência no seu segmento identifica suas necessidades e planeja ações concretas para alcançar os resultados que você almeja.
O que você achou disso?
Clique nos ícones
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar este post!
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?