Se tem algo que todo empresário procura, independentemente do ramo e do porte do negócio, é aumentar a produtividade. Todo trabalho consome tempo, e tempo é dinheiro. Quanto menos tempo é gasto com determinada tarefa, mais valioso esse recurso se torna, e pode ser direcionado a outras atividades. Claro, é preciso haver um equilíbrio, já que existe um abismo entre fazer uma tarefa bem-feita e fazê-la rapidamente.
Mas, é possível otimizar o tempo dedicado a certas tarefas, trazendo mais produtividade à clínica médica e sucesso a todos os envolvidos.
Como aumentar a produtividade em uma clínica médica?
Existem várias maneiras para chegar a um resultado satisfatório. A tecnologia e a conscientização dos profissionais é um bom primeiro passo.
Invista na tecnologia e capacite o time
Uma clínica médica cuja tecnologia está ultrapassada sofrerá com problemas de lentidão, travamento e sistemas obsoletos, que sempre dão erro e acabam por prejudicar a rotina de trabalho.
É importante manter sistemas e equipamentos devidamente atualizados. Isso garante o melhor funcionamento das tecnologias durante a execução do trabalho, seja da equipe de atendimento/administrativa ou dos médicos. Manter um bom CRM e software médico devidamente conectados também faz uma grande diferença e é algo indispensável para qualquer clínica moderna.
A equipe deve ser capacitada para lidar com tais tecnologias e garantir o melhor resultado a todo momento. Se a sua clínica investir na telemedicina, isso se torna algo ainda mais necessário. Pessoas são tão importantes quanto a tecnologia empregada, e se você quiser evitar incidentes de segurança, o vazamento de dados dos pacientes ou qualquer outro tipo de problema, deve conscientizar funcionários e garantir que todos conheçam bem o impacto das suas ações e a importância de seguir as boas práticas.
Monitore e otimize processos
Conquistar um aumento na produtividade da clínica não será tarefa fácil. Muitas empresas sofrem com erros e retrabalhos, e clínicas médicas e hospitais não são diferentes. O problema pode estar nos processos e, portanto, é preciso mapear a forma como o trabalho é realizado e, então, investir em maneiras de otimizá-lo.
Às vezes, as informações podem estar centralizadas em pessoas e departamentos específicos, que acabam por não conseguir transmitir dados na frequência e velocidade necessárias para facilitar o trabalho. Isso acontece com clínicas menores, que não têm acesso a um bom software médico e um CRM de qualidade. Com isso, a recepção fica sobrecarregada, com dificuldades para providenciar tudo que os médicos precisam.
A saída, para algumas clínicas, é contratar mais atendentes. Mas, fica o aviso: se os processos não forem bem desenhados e as tecnologias otimizadas, você pode contratar cem pessoas, e as dificuldades continuarão escalando junto ao número de pacientes. Se você quer que sua clínica cresça, precisa mapear os processos, eliminar gargalos e garantir que tudo esteja dentro dos conformes para a contratação de eventuais novos funcionários.
Tenha a contabilidade em dia
Essa é uma necessidade, não apenas de clínicas médicas, mas de qualquer empresa. Enquanto você precisa cuidar da saúde dos seus pacientes, é necessário também cuidar da saúde contábil do negócio e garantir a segurança e a conformidade que a clínica precisa para crescer.
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