Como reduzir as faltas de pacientes na clínica médica ou odontológica

Pacientes que faltam às consultas trazem grandes prejuízos para seus próprios tratamentos, mas também para as clínicas e consultórios que os atendem. É um problema grande, difícil de combater, mas não impossível!

A boa notícia é que a tecnologia evoluiu bastante e será um grande aliado na missão de conscientizar e lembrar clientes. Vamos aprender as maneiras de reduzir o absenteísmo dos pacientes e ajudar seu empreendimento na área da saúde?

  • Conscientize a equipe sobre a importância dos lembretes
  • Crie um cronograma para enviar lembretes antes das consultas
  • Escolha uma ferramenta para automatizar o trabalho
  • Designe pessoas para cuidar da criação e da supervisão dos lembretes
  • Garanta que os médicos não se atrasem
  • Observe a satisfação dos pacientes aumentar

A melhor maneira de reduzir faltas de pacientes ainda é a comunicação

As pessoas simplesmente esquecem que possuem compromissos marcados. Não tem faixa etária para isso acontecer, é geral! Há quem simplesmente deixe a saúde em segundo plano e só lembre de se cuidar quando as coisas não estão indo muito bem…

Quando a consulta é marcada para depois de um certo tempo, como semanas ou até meses, é normal que os pacientes se esqueçam do compromisso. Por isso, é importante lembrá-los de que eles possuem consultas às quais têm de comparecer.

Imprevistos acontecem, mas é preciso usar os meios de comunicação disponíveis para lembrar pacientes sobre compromissos. Isso, porém, requer o consentimento para a coleta dos dados pessoais e para a realização do contato, visto que a LGPD está em vigor.

Telefone

Essa é a maneira mais pessoal e uma das mais rápidas formas de contatar um paciente. Se você tem o número de telefone do paciente, entre em contato. Ligue na semana da consulta e lembre-o do horário, local, do profissional que irá atendê-lo e reitere a importância de comparecer com 15 minutos de antecedência.

E-mail

O e-mail é uma forma eficiente de entrar em contato com os pacientes, mas pode passar batido para muita gente. Por isso, deve ser usado, mas não como meio primário ou única maneira de entrar em contato.

SMS e WhatsApp

Mensagens de texto são fáceis e rápidas de serem enviadas e lidas. Por isso, se tornam os meios principais para avisar pacientes sobre suas consultas e exames. Podem ser enviadas no mesmo dia ou, no mínimo, semana, servindo como um auxílio pré ou pós-ligação (ou como um lembrete caso o paciente não tenha visualizado o e-mail).

Crie uma política de confirmação de consultas

Independentemente dos meios utilizados para lembrar os pacientes sobre consultas, é preciso criar uma política de confirmação. Isso possibilitará a escolha da ferramenta ideal, designar pessoas para realizar a tarefa de criar e disparar lembretes, além de padronizar a comunicação e criar, verdadeiramente, esse procedimento na clínica médica ou odontológica.

Da mesma forma que as outras obrigações e tarefas da clínica são importantes, o disparo de lembretes precisa ser. Daí a necessidade de conscientizar a equipe e estudar formas de reduzir atrasos e faltas.

Os médicos e dentistas também precisam tomar cuidado com atrasos

Várias situações podem gerar faltas e atrasos por parte dos pacientes. O mesmo acontece com os médicos, o que torna o cuidado indispensável.

Os doutores precisam ser conscientizados sobre os horários das consultas. Horário marcado deve ser cumprido. Do contrário, o paciente se sente lesado, pois se preparou para estar ali na hora marcada e, por algum motivo, não será atendido dentro do tempo que esperava, o que gera uma cadeia de atrasos na sua rotina.

Um atraso ou outro é até compreensível. Mas, quando isso se torna um problema recorrente, as coisas se tornam verdadeiramente complicadas e prejudicam a reputação da sua clínica.

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