A Contabilidade para Advogados do Ciclo Contábil compreende as principais necessidades desses profissionais, que diante da abertura e gestão do seu empreendimento advocatício, devem tomar decisões importantes e definir aspectos fundamentais para o funcionamento do escritório.
Entre esses aspectos, podemos citar:
- O Capital Social;
- O Regime de Tributação;
- Porte;
- Participação Societária (se houver);
- Natureza Jurídica.
Entre outros fatores que impactam a tributação do negócio de forma direta ou indireta.
Por que contar com a contabilidade para advogados?
Porque a assessoria do Ciclo Contábil garante uma gestão mais tranquila e assertiva, evitando erros e reduzindo as chances de o escritório sofrer com multas e outros problemas.
Isso garante a regularização do negócio e a conformidade para com os órgãos competentes. O apoio de profissionais contábeis que atuam na contabilidade para advogados permite recolher os impostos da maneira correta e gera previsibilidade financeira, apoiando a gestão como um todo.
Ter ajuda de profissionais capacitados é fundamental para que um advogado tenha a certeza de que a contabilidade está sendo feita de forma correta, de que os tributos estão sendo recolhidos corretamente e que não tenha problemas com o fisco em nenhum momento.
A transparência e a organização também marcam presença na contabilidade para escritórios de advocacia. O trabalho do contador envolve segregar as receitas de honorários e os valores que devem ser creditados a clientes. A confusão nessa segregação pode gerar sérias dores de cabeça a todos os envolvidos, além de custos e multas com valores bem altos.
O que mais o contador pode oferecer ao advogado?
Além de tudo que já foi mencionado, o contador pode colaborar com o planejamento tributário. O profissional contábil é responsável por analisar o histórico de pagamento de impostos do escritório, verificando se existem valores que foram pagos a maior ou se há algum valor a ser pago pelo empreendimento advocatício.
A contabilidade para advogados oferece:
- Uma gestão de custos mais eficiente;
- Conformidade fiscal e tributária;
- Rotinas de Departamento Pessoal;
- Emissão de Guias e armazenamento de arquivos contábeis, fiscais e tributários;
- Assessoria Financeira;
- Controle de Fluxo de Caixa;
- Segregação das finanças;
- Regularização do empreendimento, se necessário for;
- Questões societárias.
E muito mais.
Os serviços contábeis para advocacia permitem a escolha do melhor modelo societário, de acordo com suas necessidades, o enquadramento tributário mais adequado e econômico dentro das opções possíveis e o aconselhamento para quaisquer questões dentro do espectro contábil.
Esse apoio é fundamental para o planejamento do negócio. Toda decisão deve ser tomada com segurança e estratégia, e a melhor maneira de fazer isso é através da contabilidade, que oferece os insights e a base para dar o próximo passo com segurança financeira e previsibilidade.
Os riscos devem ser identificados, e a partir deles, o contador e o advogado poderão criar planos de continuidade de negócio, considerando eventualidades financeiras, sejam elas internas ou externas (rombos no caixa, multas ou crises econômicas, políticas e de saúde, por exemplo).
Com a contabilidade para advogados, a gestão se torna mais assertiva e segura, proporcionando o que o advogado empreendedor precisa para crescer seu empreendimento e continuar conquistando os frutos de seu trabalho.
O que você achou disso?
Clique nos ícones
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar este post!
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?