A contabilidade para advogados é fundamental dentro de um escritório de advocacia, assim como para o advogado individual.
Dependendo do porte do empreendimento advocatício, as atribuições da contabilidade adquirem uma complexidade maior ou menor. Porém, independentemente do caso, os serviços contábeis voltados para escritórios de advocacia são sempre relevantes.
O contador é responsável por analisar a saúde contábil, fiscal e tributária das empresas em que atua, podendo colaborar para um planejamento estratégico muito mais assertivo e econômico, independente do segmento que atende.
É claro, a atividade-fim, o porte da empresa e diversos outros aspectos fazem toda a diferença dentro da contabilidade. São eles, entre outros fatores, que determinam a incidência da carga tributária, e é a partir disso que o contador desenvolve uma gestão tributária eficiente.
O advogado que deseja pagar menos impostos dentro da lei pode ficar tranquilo. No que depender do contador, todas as possibilidades legítimas serão avaliadas, e o cenário mais vantajoso será recomendado. O poder de decisão, por outro lado, é seu.
O dono do empreendimento jurídico é quem tem o poder para decidir o que acontece ou não. Portanto, é preciso enxergar o contador como um aliado estratégico, um parceiro de negócios cujo trabalho é indispensável, não apenas para manter o escritório dentro da conformidade, mas também para pavimentar o caminho rumo a um futuro brilhante.
A contabilidade para advogados gera previsibilidade
Previsibilidade é essencial para qualquer empreendedor, e para o advogado, isso não teria motivos para ser diferente. Conhecer os riscos financeiros do empreendimento, entender quais são as ameaças ao seu desenvolvimento, ações que precisam ser tomadas e o quanto tudo irá custar ao caixa do escritório é imprescindível.
Assim, o advogado pode trabalhar com a certeza de que estará amparado e de que o empreendimento advocatício pode continuar captando clientes e entregando serviços com excelência.
Mas, esse não é o único trabalho do contador. Além de orientar o advogado e auxilair com todas as questões já citadas, o advogado leva conteúdo atualizado sobre quaisquer alterações na tributação e na legislação, decisões do governo federal, das esferas municipal e estadual e do que mais puder impactar nas atividades dos advogados de qualquer maneira.
Por padrão, o advogado já está atento ao que diz a lei, e quaisquer mudanças devem ser captadas pelo seu radar. Contudo, o contador está aqui para auxiliar no que for necessário.
Você precisa do apoio de um contador
O crescimento do seu escritório de advocacia depende de um processo de tomada de decisões sólidas. Para tal, é necessário ter segurança, confiança e saber que as finanças e obrigações estão em dia.
Portanto, o contador é uma figura indispensável para o futuro do escritório de advocacia, e pode absorver uma boa parte da carga operacional contábil, fiscal e tributária, bem como cuidar da documentação, evitando que o escritório fique sobrecarregado.
Tarefas como controle de fluxo de caixa, rotinas de departamento pessoal e muitas outras podem ser delegadas ao contador, e não poderiam estar em melhores mãos, visto que os profissionais contábeis têm a expertise e a experiência para tal.
O que você achou disso?
Clique nos ícones
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Seja o primeiro a avaliar este post!
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?