Gestão de Clínicas Médicas – o que faz médicos desistirem do trabalho?

A profissão de medicina é uma das mais desejadas em todo mundo. Quem nunca brincou de ser médico ou imaginou-se salvando vidas? Acontece que muitas das vezes ser Médico na prática, pode ser totalmente exaustivo. E isso, às vezes, tem tudo a ver com a gestão de clínicas médicas.

O que faz médicos desistirem do trabalho? Já que esse se mostra um assunto tão pungente na sociedade atual, será sobre como é difícil ser médico e por que isso existe já que estamos falando de uma ótima profissão? 

Ficaram interessados? Então venha com a gente! 

Carga de trabalho

Aqui está um ponto que não é novidade para ninguém. A carga horária de profissionais da área médica, geralmente, costumam ser bem exigentes. Diversas vezes com plantões de 12 horas, entre outros processos até mais demorado. Logo, não podemos negar a carga horária como um dos motivos que fazem médicos desistirem de suas profissões. 

Espaço de trabalho

Muitas das vezes, o espaço de trabalho de diversos médicos são bem desanimadores. Falta de insumos, infraestrutura e até o próprio ambiente feito por todos os profissionais. Imagine você passar longas horas em um espaço mal habitado. Por isso, a gestão de clínicas médicas se tornam uma tarefa que exige bastante de seus gestores. 

Uma clínica médica de qualidade proporciona um espaço de trabalho com total qualidade e conforto para seus profissionais. Fora isso, as chances de esta clínica entregar um péssimo atendimento a seus pacientes acaba sendo grande. Por falta de motivação, interesse e até desgaste físico. 

Área de atuação 

Outro ponto bem comum que costuma frustrar muitos profissionais da área médica é a questão de não trabalhar em sua área de atuação. Como isso ocorre? Imagine você, passar anos estudando uma área de seu gosto dentro da medicina e terminar sendo clínico geral? Óbvio que isso é apenas um exemplo. Entretanto, demonstra o desejo pessoal de cada um e como isso pode levar o setor médico à frustração. 

Valor pago

Pode parecer brincadeira, mas muitos médicos recebem pouco, levando em conta a mão de obra especializada e a quantidade de horas trabalhadas. Os valores pagos para médicos costumam ter uma variação considerável, dependendo da clínica, função feita e carga horária de trabalho. 

A sensação de ser mal pago em um cargo médico é mais comum do que muitos pensam. Por que isso acontece? Mal gestão de clínicas médicas, desvalorização do profissional e mercado de trabalho congestionado são bons exemplos. Uma sociedade que se preze deve valorizar o profissional da saúde e todo seu setor. 

Ter seu próprio negócio 

Com todo desgaste na área da saúde, o desânimo e a vontade de até mesmo mudar de área vem crescendo. Um dos grandes motivos de desânimo dos médicos advém, com boa certeza, de não trabalhar para si próprio. As clínicas, estruturas entregues, falta de insumos, carga horária desgastante, entre tantos outros pontos que constroem a vida de um médico em uma clínica, podem para além dos citados,  sufocar um sonho próprio de muitos médicos. 

O que estamos querendo dizer, é que vários desses médicos sonham com seus próprios espaços de atendimento, com uma filosofia de trabalho próxima do que considera ideal e com horários e especialidades de seu gosto. Como as objeções de ter sua própria clínica são muitas, acabar trabalhando na clínica ou no sonho de outra pessoa pode ser desanimador e até fazer muitos desistirem.  

Portanto, o artigo demonstrou que muitos médicos estão para além de desanimados em seus locais de trabalhos, pensando até mesmo em mudar de profissão. É importante responsabilizar a fraca gestão de clínicas médicas em diversas clínicas do país, mas também, ressaltar o desejo do médico em ter seu próprio espaço para atender. 

Gostou das dicas? Aproveite para ler também: Gestão de clínicas médicas: redução de despesas em 5 passos

O que você achou disso?

Clique nos ícones

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Confira estas publicações relacionadas!